Marketing digital, como fazer na minha empresa?

//Marketing digital, como fazer na minha empresa?

Marketing digital, como fazer na minha empresa?

Como fazer o Marketing Digital da minha empresa?

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é Marketing Digital, principalmente quando não se tem um profissional capacitado para gerir essa área que nos dias de hoje ganhou importância em termos de estratégia de marketing.

Não basta estar presente em mídias sociais, blogs, fazer campanhas de e-mail marketing. É preciso muito planejamento antes de colocar sua empresa no mundo dos negócios digitais.

Somente assim sua empresa poderá estar à frente de seus concorrentes nesse mercado que se torna cada vez mais competitivo, onde inovações e estratégias ficam obsoletas em pouco tempo.

Planejar estratégias de marketing digital não significa que sua empresa não cometerá erros durante a sua execução, mas com certeza te dará a chance de rever o que está dando certo e o que deve ser repensado.

 

Mas como faço o planejamento de Marketing Digital?

Umas das primeiras dúvidas que surgem quando sua empresa decide que é hora de marcar presença na internet é: Como planejar o marketing da minha empresa no mundo digital?

A resposta pode estar no modelo de planejamento de marketing tradicional!

Segundo Philip Kotler, considerado o Pai do Marketing, o planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. (KOTLER, 2002). Para Kotler o antigo marketing morreu. Hoje, o consumidor participa ativamente do dia a dia da empresa, do qual precisa se adaptar ao novo modo de relacionamento com seus clientes que estão em todos os meios digitais existentes, fazendo parte da importante cadeia de produção de sua empresa.

Philip deixa claro em seus livros as etapas necessárias para se desenvolver um planejamento de marketing eficiente para a empresa se posicionar no mercado.

No marketing digital, podemos usar o modelo de Philip como forma de guiar nossas ações nesse novo meio de comunicação e relacionamento que será explorado, tendo que reformular algumas etapas e adaptarmos para o mundo digital.

Análise SWOT – Conhecendo seu mercado e seus concorrentes no mundo digital.

  • Documente suas forças, assim você já sabe onde e deve concentrar seus esforços;
  • Liste também possíveis ameaças que podem vir a causar algum problema ou atrasar a execução do plano;
  • Deixe claro as oportunidades que irão surgir a partir do momento em que tudo estiver pronto para ser executado;
  • Fique ciente de possíveis ameaças que podem surgir nessa nova maneira de atuar da sua empresa.

Ter objetivos de marketing bem definidos

Definir objetivos claros fará com que sua empresa tenha o que atingir, assim como no marketing tradicional, ter metas tangíveis é primordial para guiar seus próximos passos. Uma boa meta inicial seria obter mais contatos de pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços. Esse objetivo já ajudará você a ter uma ideia de como as coisas funcionam no mundo digital.

Planeje suas ações

Saber o que será feito, onde será feito, quem irá fazer e quanto custará. Nesta etapa será definido todo o funcionamento do plano, assim como a função de cada membro da equipe responsável pelas ações de marketing. Caso seu objetivo seja obter mais contatos de pessoas interessadas no seu produto ou serviço, planejar a abordagem de como será feito este primeiro contato poderá facilitar o processo de conclusão da venda.

Saber o que deve ser medido é uma boa!

Fique ciente de um dado importante; a maioria das empresas não tem uma receita de sucesso pronta neste mercado. Se você conhece alguma que está colhendo bons frutos pode ter certeza que foi na base de tentativas, aperfeiçoamento, erros e acertos. Portanto, defina o que deve ser usado como fonte de referência para analisar suas ações. Defina o que deve ser medido e caso não seja suficiente ou caso não atenda suas expectativas, você poderá modificar e adequar tudo novamente.

Agora que você já sabe por onde começar e percebeu que não é tão complicado assim, chegou a hora de conhecer os pontos específicos do marketing digital que fará tudo o que vimos ter sentido. E é neste momento que você deve concentrar mais esforços, já que nas etapas anteriores você já tem certa familiaridade.

 

Antes de mais nada, no Marketing Digital o conteúdo é rei!

Produzir conteúdo relevante e de qualidade para seu público é lei no mundo digital. Fornecer informações que seu público deseja consumir e na hora em que ele quer consumir é um dos pilares do sucesso de qualquer ação online.

Lembre-se de que o consumidor tem todo o controle na ponta dos dedos, se seu conteúdo não for extremamente relevante para ele, ele simplesmente mudará de “canal” com um clique.

Use e abuse da criatividade. No mundo digital vale produzir artigos, vídeos, e-books, etc…. Usar sua imaginação será um dos pontos que deverão andar de mãos dadas com a sua estratégia. Na estratégia de inbound marketing falamos mais sobre esse assunto.

 

Use o poder das palavras a seu favor

No marketing digital, usar o termo correto e no lugar certo fará toda a diferença. Se você está iniciando sua jornada pelo mundo do marketing digital, é obrigatório conhecer o termo SEO – Search Engine Optimization.

Este termo se refere a técnicas que irão fazer com que os motores de busca, como o Google por exemplo, faça com que seu conteúdo apareça como um resultado de busca feita por quem procura ativamente por seus produtos ou serviços.

Estar bem colocado entre estes sites significa que sua empresa produz conteúdo de qualidade, o que é muito bem visto no mundo digital.

 

Atenção as redes sociais, sua empresa é o que ela compartilha

Antes de mais nada, entenda que as redes sociais são utilizadas pelos seus clientes com o intuito de diversão, descontração para conhecer pessoas, etc….

Sua empresa deve usar esses meios como um canal efetivo de comunicação, produzindo conteúdo que seu público deseja consumir. Eles não estão navegando nas redes sociais para procurar as suas ofertas, por isso a importância de produzir conteúdo de qualidade e com técnicas de SEO.

Portanto, é essencial a produção de conteúdo que seja relevante, afim de criar um relacionamento a longo prazo. Seja cuidadoso ao fazer um anúncio de seus produtos, não seja o “chato” das mídias sociais.

Descubra assuntos que fazem com que eles conversem e interajam com sua empresa. Transforme essas conversas em relacionamentos.

 

Use os canais pagos a seu favor

Um dos diferenciais do marketing digital é a possibilidade de estar sempre visível na rede. Utilize ferramentas de anúncios patrocinados para alavancar seus negócios. Essas ferramentas estão presentes em várias plataformas. Os mais famosos e utilizados são o Facebook ADS e Google AdWords.

Essas ferramentas trabalham com um sistema chamado de CPC (Custo por clique). No caso do Google AdWords você escolhe os termos relacionados com seu produto ou serviço, cria seus anúncios e quando algum usuário estiver procurando por eles, as chances de você aparecer no topo da página são muito grandes e você só paga quando alguém clicar no seu anúncio.

 

Mantenha a conversa com seu público ativa

Já falamos como o relacionamento no marketing digital é importante. Não é porque você finalmente fez a tão sonhada venda que a conversa com seu cliente deve parar. Ele é um importante meio de divulgação da sua marca.

  • Continue a fornecer para ele conteúdo de qualidade;
  • Faça esse relacionamento progredir, mantenha seu público fiel;
  • Utilize o pós-venda para cativar e fidelizar quem já comprou;
  • Vire referência no seu mercado;
  • No pós-venda, utilize técnicas de e-mail marketing e promoções exclusivas nas redes sociais. Aqui vale novamente usar da criação de conteúdo que faça seu público participar da vida da empresa.

 

Una suas campanhas de marketing

A velocidade com que suas ações no marketing digital tomam corpo e tamanho é impressionante. Uma maneira de engajar ainda mais seu público é começar campanhas on-line que terminem com uma visita do seu cliente até sua loja física. Lembre-se de uma regra de ouro no mundo digital, seu conteúdo deve ser relevante para que quem está ativamente procurando agora.  Muitas empresas criam anúncios direcionados com essa possibilidade. Anunciar promoções com essa tática é garantia de loja cheia e o estímulo pode continuar após essa ação. Seu time de criativo pode usar todo o poder desse tipo de ação obtendo os melhores resultados para sua empresa.

 

Teste, teste e teste novamente

Já mencionamos a importância de testar. Com a prática e com as experiências você verá que um mesmo anúncio pode proporcionar resultados completamente diferentes com poucas modificações. Uma foto pode gerar mais engajamento num post no Facebook e não ter o mesmo desempenho em outra rede social. O mesmo pode acontecer com textos ou outros conteúdos seu anúncio. Pode acontecer também com promoções de produtos em canais pagos, como no Google, onde um anúncio com frete grátis pode ser interessante para quem mora no nordeste do Brasil, mas pode não ser a melhor abordagem para um cliente que reside em São Paulo, por exemplo. O que vale é usar a criatividade e descobrir qual tipo de anúncio trará o melhor resultado.

 

E finalmente, avalie.

Agora que você já conhece os itens que compõem um bom planejamento de marketing digital, chegou a hora de reavaliar suas ações e aperfeiçoá-las:

  • Analise os dados que foram obtidos, isso fará com que suas próximas campanhas sejam mais efetivas;
  • Documente suas ações. Isso futuramente será muito importante e útil!
  • Registre qual foi a mídia escolhida, qual mensagem foi veiculada, os gastos e principalmente os indicadores do desempenho dessas ações. Isso determinará qual o próximo passo a sua empresa deve dar. É nesta etapa que você terá uma ideia do que funcionou e o que você poderá abrir mão;
  • Lembre-se sempre que você deve analisar com cuidado todos os números disponíveis. Tente ajustar os melhores para que aumentem seu poder e tente também otimizar ao máximo os anúncios ou campanhas que não foram como planejados.
  • Elimine ações que obtiveram um desempenho muito abaixo do esperado.

 

Uma rápida revisão:

Procuramos tratar neste artigo pontos essenciais para se desenvolver um bom planejamento de marketing digital, citamos alguns pontos do marketing tradicional e unimos para que você mesmo possa avaliar alguns pontos e ter suas próprias conclusões.

Conhecer seu mercado, seus concorrentes e ter metas bem definidas é parte essencial para que seus objetivos no mundo dos negócios digitais sejam alcançados. Você viu também a importância de documentar todas as suas ações, descobriu que pode melhorar seus anúncios modificando partes dele e deixamos claro que errar faz parte do jogo.

Se você tem interesse em continuar aprendendo mais sobre planejamento de marketing digital, não deixe de conferir nosso e-book, Uma Introdução ao Inbound Marketing, onde vamos tratar sobre a metodologia inbound que conecta todos os pontos que falamos de forma gerenciável uma formula que tem gerado muito mais resultados para nossos clientes.

Vamos lá!!!

Basta baixar este e-book gratis para conhecer a estratégia de Inbound Marketing

eBook Introdução ao Inbound Marketing

Este e-book é um complemento para a sua estratégia de marketing digital, não temos dúvida de que irá ajudar muito!

By | 2017-04-05T18:51:45+00:00 26 de setembro 2016|Táticoo|