Transformando a crise em oportunidade!

/, Táticoo/Transformando a crise em oportunidade!

Transformando a crise em oportunidade!

O nosso Brasil passa por um momento de instabilidade política e financeira que têm afetado e retraído o mercado.
Sabemos que momentos como este podem acontecer em uma escala maior como a que estamos vivendo. Mas crises também podem advir de muitas outras mudanças em diferentes escalas, como novos produtos que podem fazer com que seu produto se torne obsoleto, regras fiscais e uma infinidade de situações que podem fazer com que sua empresa venha a passar por uma turbulência crítica.

Nós aqui na agência também estamos aprendendo muito com esse momento.
Geralmente o melhor momento para lidar com qualquer crise é antes dela chegar, simulando situações de risco e dando respostas a essas situações. Desenvolvendo o seu plano B, C e D…

1 – Simule situações de ameaça: Crie as perguntas e responda o que você faria caso tal fato ocorresse. Exemplo caso seu concorrente mais próximo crie formas de oferecer uma entrega mais eficiente e com melhor custo benefício que a sua entrega o que você faria? E caso hajam mudanças fiscais que comprometam sua produção? Etc.. Crie muitas perguntas e tente respondê-las conforme surgirem. Estar sempre de olho no mercado é uma boa forma de antecipar possíveis acontecimentos. Documente todas essas questões este material pode lhe ser muito útil no momento certo.

2 – Gaste mais tempo conversando com seus clientes: Entenda se sua solução é suficiente ou se ela deixa brechas que poderiam levar seu cliente pra outra empresa.

3 – Invista em inovação: Aprenda como elaborar e implementar o processo de inovação na sua empresa. Excelentes ideias podem vir de algumas necessidades não supridas. Ou de sua equipe que está na linha de frente.

4 – Não aposte todas as suas energias em um único negócio: Diversifique seus produtos ou serviços e busque outros mercados para atender.

5 – Trabalhe com uma margem de segurança financeira também ajuda em tempos de crise: Não queime todo seu capital em projetos ou investimentos que comprometam por longo prazo suas

finanças sem antes analisar cautelosamente seu fluxo de caixa e previsão de retorno. Aposte em uma reserva de segurança pra prevenir custos com possíveis sinistros, demissões, pagamento de impostos e imprevistos em geral. E para que consiga uns meses de respiro caso haja uma queda brusca nos rendimentos. Como acontece atualmente com o efeito dominó onde empresas não recebem e vão deixando de pagar seus prestadores de serviço e assim por diante.

Ok, mas e agora que a crise já chegou o que fazer?

6 – Não fique parado: Recuar não é uma boa opção! Geralmente o primeiro corte que alguns empresários fazem é no marketing quando deveria ser o ultimo pensamento. O marketing é o que mantém a empresa comunicando, divulgando, estreitando relacionamento com os clientes. Em alguns casos a redução de custos é inevitável por conta do grande impacto da crise. Reduza custos começando pelas pontas que menos trazem retorno.

7 – Invista em marketing de relacionamento: Motive seus já clientes crie ofertas ou crie demandas eles podem precisar de uma outra forma de receber o seu produto ou serviço nesse momento, estreite o contato com os clientes personalize ainda mais o seu atendimento.

8 – Verifique seu plano de negócios: tome um tempo para melhor estruturar sua comunicação e planejamento.

9 – Converse com sua equipe abertamente sobre esse momento: conte com o comprometimento deles nesse período delicado. Sua equipe pode contribuir muito com a elaboração e manutenção das novas estratégias. Invista tempo em treinamento para que eles possam oferecer o melhor. Quando sua equipe se sente importante eles começarão a pensar na empresa como parte de suas vidas e de suas realizações de sucesso e eles vão vestir a camisa da empresa. Aprenda mais com o mercado e incentive que sua equipe também estude e aprenda mais com tudo que acontece fora.

10 – Como líder comprometa-se a ouvir e a implementar as melhorias sugeridas pela equipe: afinal eles estão na linha de frente da empresa eles sabem bem os desafios da empresa.

11 – Busque parcerias: converse com os seus parceiros e potenciais parceiros, para entender o que eles estão vivendo e que tipo de solução estão criando e como sua empresa pode agregar. Essa dica foi de ouro pra gente tem dado muito certo desde o início!

Faça com que a crise seja uma oportunidade para sua empresa!

Muito sucesso!
Equipe Táticoo.

Que tal baixar esse e-book gratis: Uma Introdução ao Inboud Marketing. Fala sobre a estratégia que está trazendo muitas oportunidades para inúmeras empresas.

eBook Introdução ao Inbound Marketing

By | 2016-10-26T14:03:19+00:00 26 de agosto 2016|Notícias, Táticoo|