Como você pode criar uma persona

/, Marketing Digital, Táticoo/Como você pode criar uma persona

Como você pode criar uma persona

Como Você Pode Criar Uma Persona

É comum escutarmos de empresários que suas ações no marketing digital não estão dando retorno. A maioria dessas ações tem um componente comum para explicar o baixo retorno no investimento: Eles não sabem para quem estão criando essas campanhas. Este texto sobre como criar uma persona vai ajudar a resolver este problema.

A falta de conhecimento do tipo de público que suas ações pretende atingir é um dos principais fatores de campanhas mal sucedidas. Para ajudar você a acabar com esse problema, vamos falar sobre como criar uma persona para o seu negócio.

Para quem não sabe o que é  e como criar uma persona, vou fazer uma breve descrição desse conceito.

Criar uma persona nada mais é do que um personagem semifictício, desenvolvido para guiar as ações de marketing digital da sua empresa. No marketing off-line sua empresa geralmente usava dados demográficos, como idade, sexo e região geográfica para determinar quem seriam seus consumidores, já a persona seria alguém dentro desse público-alvo com características comuns entre os clientes que sua empresa espera conquistar nesse mercado.

Este é o primeiro passo para se desenvolver uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Saber com quem sua empresa irá conversar, como e onde, é primordial para todas as suas ações. Como artigos para o site e blog, anúncios e redes sociais. Deste modo, temos a certeza que estamos criando conteúdo para o público certo, concentrando todo nosso tempo e esforço nos lugares corretos.

Para guiar o desenvolvimento da de criar uma persona vale responder algumas perguntas que estão listadas abaixo:

  • Quem é o seu potencial cliente? (Características importantes que precisa saber para para ajudá-lo)
  • Que tipo de assunto interessaria para ele, sobre o seu setor?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos ele utiliza?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
  • Como podemos ajudá-lo?

Aqui na nossa empresa nós usamos um método bem prático para criar uma persona. Com esse modelo você não terá nenhuma dificuldade em elaborar ou criar uma persona, é muito simples.

Primeiro de tudo, crie um formulário com as perguntas que você considera importante, há algumas sugestões acima, mas fique livre para colocar ou excluir itens na sua pesquisa.

Com tudo pronto, chegou a hora

Comece pelos seus clientes mais fiéis, peça a eles que respondam suas perguntas. Esta é a maneira mais prática de começar a levantar suas primeiras informações.

Questione seus novos clientes. Eles são uma ótima fonte de pesquisa. Estão a todo o vapor com relação a seus produtos e suas informações virão sem nenhum vício.

Seus vendedores talvez são os que tem as melhores informações sobre seus clientes, pois eles têm contato direto e sabem perfeitamente do que eles necessitam. Sem dúvida, uma das melhores estratégias para a coleta dessas informações estão no seu time de vendas.

Você com certeza já tem alguns dados no seu CRM. A maioria das empresas que mantêm um banco de dados de seus clientes têm muitas informações valiosas. Vale checar suas informações comerciais, nelas você conseguirá ter uma noção do que seu cliente costuma consumir.

Bom, vamos lá continuando!

Após reunir tudo o que é importante para criar uma persona, vamos partir para a etapa final. Releia tudo que foi coletado na sua pesquisa e a partir dessas informações faça um resumo da sua persona.

Crie um Power Point para apresentar sua Persona a todos os envolvidos com suas ações digitais. A partir de agora, todo conteúdo produzido deve ser feito com base nas informações que você separou pra criar uma persona, desde artigos até os posts nas redes sociais.

Um exemplo da nossa persona Táticoo para o serviço de Criação de Site.

Sempre avaliamos alguns outros itens, mas vamos simplificar um pouco pra que fique bem fácil pra você começar.

André Sampaio
André SampaioEmpresário, pequena e média empresa
Gênero: Feminino e masculino
Classe: B, A
Estado Civil: Indiferente
Faixa Etária: 25+

Dia-a-dia

Empresário, ocupado, precisa de informação eficiente e rápida, entende que precisa modernizar o website que possui ou  criar um website, para estar dentro da concorrência no seu mercado.

Preocupações

Não tem muito tempo para escrever conteúdo de qualidade para o website, mas entende tudo sobre o seu negócio e sabe que precisa colocar esse conhecimento para seu público de forma mais eficiente, que não seja somente por meio do vendedor da empresa.

Quais são os maiores problemas relatados pelos clientes quando fazem o primeiro contato conosco, suas dores?

Ao chegarem na agência os clientes que querem reformular o site se queixam de:

Por mais simples que pareçam as colocações abaixo elas são reais e são questionamentos de grande numero de clientes que já atendemos, alguns clientes já chegam sem esperança, por terem tido tantas experiências ruins anteriormente. Geralmente o perfil de cliente que atendemos não chega com uma linguagem técnica, tipo “Estou com um problema no banco de dados” Ou “Queria mudar o CSS”. Eles falam dos problemas que estão tendo e pedem ajuda de uma forma simples. Veja abaixo:

1   -“Meu site não aparece nas primeiras posições das buscas, queria mais desempenho.”

2   -“Não tenho como mexer no meu próprio site pra fazer alterações.”

3   -“As pessoas que fizeram o meu site não me passaram as senhas de acesso do meu domínio ou hospedagem.”

4   -“A pessoa que estava cuidando do nosso site morreu e levou as senhas para o além junto com ela.” (Esse caso foi o mais inusitado)

5   -“Estou sendo cobrado novamente o mesmo valor da construção de um novo site por ano.”

6   – Se eu não correr atras do pessoal que está criando meu site pra saber o que está acontecendo ninguém me fala nada e fico a ver navios.”

7   -“ Depois que meu site foi entregue a pessoa sumiu perdi o contato senhas e tudo mais, vocês podem resolver?.”

8   -“ Depois que meu site foi entregue percebo má vontade do pessoal em me ajudar com as atualizações e solicitações de mudanças.”

9   -“Já estou há muito tempo pedindo para a pessoa que fez meu site essas atualizações e nada acontece.”

10   -“Toda alteração que preciso fazer no meu site saem muito caras.”

11   -“Os anúncios do Facebook e do Ad words  trazem muitos clicks de pessoas que não tem nada haver com o negócio da minha empresa, acabo gastando muito dinheiro com isso esse é um problema do meu site? Como posso chegar nas primeiras posições.”

12   -“A agencia que fazia o meu ad words nunca me enviou nenhum planejamento, foi pegando a conta e colocando os anúncios não estou tendo sucesso.”

Desejos

Deseja que sua empresa tenha forte presença digital quer construir sua marca no digital, deseja ser reconhecido pelo serviço que oferece. Deseja que outros clientes saibam das histórias de sucesso de clientes que já foram atendidos pela sua empresa.

Quais serviços o cliente precisa para o site?

Website com, gestão de conteúdo e manutenção e também deseja investir em marketing de conteúdo.

Quais são as aspirações do cliente?

Aumento da presença digital, um website que possa se encontrado nas buscas online, deseja conquista/captação de novos contatos, excelência no relacionamento com os clientes já ativados e aumento nas vendas.

Como preferem ser atendidos?

Atendimento via Skype, Hangout, telefone  e email.

Que tipo de relacionamento esperam da agência?

Duradoura, pois ele quer em uma agencia que entenda as necessidades da empresa para que ele não tenha que ficar levando seu website de agência em agência ao se deparar com dificuldades no atendimento, ou na negociação ou inconsistência nos serviços prestados pela agência.

Quais valores eles esperam em troca de investir na agência Táticoo?

Desejam investir um  sistema de qualidade, que não seja complexo e que não dê problemas;

Deseja que seu colaborador de marketing interno tenha acesso a áreas do  site para atualização;

Quer um bom atendimento com pessoas solicitas que deem bom suporte;

Embora o cliente potencial nem sempre entenda completamente como um bom projeto de marketing possa ser integrado ao website dele, sabe que a empresa não pode parar somente no website precisa dar suporte a área de marketing.

Deseja que a proposta seja complementada com uma extensão para ajudar o marketing da empresa dele a deslanchar.

Como é seu comportamento digital?                                       

É ativo, ele se utiliza das redes sociais, e-mail e ferramentas de comunicação. Como Skype Hangout, Whatsapp.

Geralmente chega em nossa agência com outros orçamentos de outras agências antes de fechar. É bastante cuidadoso nessa escolha e gosta de saber o porque e como nossa agência pode efetivamente ajudá-lo a ter resultados reais.

Já está bastante consciente do que ele não quer para so seu site e da agencia que irá escolher.

Como a Tático pode ajudar esse cliente potencial?

A Táticoo precisa mostrar ao Sr. André que pode atuar em todas as etapas e passos para que ele tenha uma presença digital de sucesso. Mostrando como fará isso passo a passo.

Mostrar como um site pode ser útil para empresa do Sr. André, quais as ventagens ele pode ter em sua empresa.

Mostrar como é preparado  o escopo do projeto e comunicação no processo de criação do site.

Entender o mercado em que o cliente atua escrever e pesquisar sobre isso, criando conteúdo de qualidade pra educar e ajudar esse cliente potencial.

Verificar seus concorrentes, entendendo o comportamento digital dos mesmos, preparando a estratégia para a criação do site com os itens mais adequados conforme a pesquisa de mercado e de comportamento.

Precisa deixar claro pra o cliente potencial que ele terá todos os acessos as senhas e chaves relacionadas ao seu site estipulando isso em contrato pra dar segurança.

Ressaltar  que a  equipe do cliente será envolvida neste processo por meio de ferramentas que possibilite o acompanhamento do andamento do projeto.

Mostrar pelos exemplos de  outros clientes que o site atenderá tanto as especificações técnicas para que o site seja encontrado no nas buscas.

Falar sobre como o website poderá ser viável para os clientes que estiverem acessando o site dele facilitando a vida.

Tornar tudo mais prático falando das histórias  dos clientes já ativados na agência.

Precisa enfatizar que após o processo de criação do site a Tático o guiará, pelo marketing digital preparando a estratégia de atuação em mídias digitais e o marketing de conteúdo, utilizando ferramentas integradas para esta gestão. E envolvendo a equipe de marketing  do cliente neste processo para que estejam aptos a entender o funil de vendas da empresa e também a passagem de oportunidades de vendas ao time comercial da  empresa.

E mostrar ao cliente potencial como é importante ele entender o seu ciclo de vendas o seu custo de aquisição de clientes o CAC. E qual a utilidade disso.

Mostrar que serão enviados cronograma de trabalho e relatórios documentando todo o trabalho para que o cliente entenda o seu gráfico de crescimento e possa entender onde melhorias podem ser feitas para o aumento de desempenho da empresa.

Todos estes itens transformados em conteúdo útil responderá rapidamente as questões mais frequentes as quais o cliente potencial busca solucionar quando bem pra nossa agência.

Ufa, muita coisa né!

Mas não é difícil quando a gente começa a olhar pra dentro da nossa própria empresa pra entender melhor o nosso cliente.

Uma última dica: Todos aqueles itens que nos vimos que são as dores do Sr. André, podem ser transformadas em conteúdo de qualidade pra você ter assuntos interessantes pra mostrar e educar seu cliente sobre como você pode ajudá-lo. Como estamos fazendo neste conteúdo.

By | 2017-04-05T18:47:18+00:00 14 de novembro 2016|Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo|