Dicas para criação de conteúdo de qualidade

/, Táticoo/Dicas para criação de conteúdo de qualidade

Dicas para criação de conteúdo de qualidade

Dicas para criação de conteúdo de qualidade

Conteúdo de qualidade, uma poderosa arma do marketing digital! Em meio a uma era onde a informação se faz por meio da busca, totalmente digital, é necessário, oferecer conteúdos das mais variadas temáticas, alinhados com o objetivo de marketing e a persona. Para informar ao leitor sobre diversos assuntos, principalmente resolvendo dúvidas e sanando suas dores, de modo a atingir autoridade e educar o cliente potencial. Sempre priorizando o conteúdo de qualidade, aquele que vai efetivamente conquistar e ajudar o cliente potencial.

O conteúdo inteligente será aquele que despertará nos leitores a vontade de permanecer no site, tendo a garantia de que o que ali for postado terá relevância. Por isso, foram selecionadas algumas dicas que podem lhe ajudar a desvendar alguns pontos sobre a criação de conteúdo de qualidade. Vamos lá:

Linguagem adequada ao estágio do funil de vendas e persona;

A linguagem deve ser a mais específica possível e condizer com momento do cliente que pode estar apenas conhecendo seu produto ou serviço, ou pode estar já em fase de pesquisa para tomada de decisão. Pense nas etapas do funil de vendas que vimos no eBook Uma introdução ao Inbound Marketing.

Utilize recursos disponíveis para pesquisar sobre os termos que deseja escrever;

Online é possível encontrar ferramentas simples, que auxiliam na pesquisa de termos quentes para a construção de conteúdo inteligente você pode usar por exemplo o Google Trends e o Planejador de palavras-chave do Adwords para saber a popularidade das palavras-chave relacionadas ao assunto que deseja falar.

Pesquise também em grandes lojas como Saraiva e Amazon nos favoritos, mais vendidos e melhor avaliados pra entender o que o seu público valoriza ou busca mais. Assim você poderá ser mais certeiro no tema.

Pesquisar é a palavra de ordem quando se trata de escrever para um público.

Otimize suas produções antes de escrever pesquise e defina qual será a palavra chave usada no conteúdo;

O uso do SEO auxilia seu conteúdo a ser encontrado facilmente. Isso porque, é requisito básico que ele seja bem estruturado. E a técnica da palavra chave, por exemplo, muito usada nas escritas online, faz com que determinada palavra apareça certo número de vezes em seu texto e assim, seja facilmente achada pelos leitores. Você vai entender melhor sobre essa estrutura neste conteúdo: Sete  dicas para um site de   sucesso

Adquira materiais, artigos e livros de outros idiomas como fonte de pesquisa;

Sem dúvida, os conteúdos brasileiros são ótimos, aqui usamos muito como fonte de pesquisa. Mas, muitas pessoas, acabam utilizando também. Em alguns casos, só alterando uma ou outra informação….

Artigos de outros idiomas possibilitam que se traga ao contexto argumentações diferenciadas.

Organize seu texto antes de escrever;

É de grande importância que as idéias estejam organizadas não é legal falar de um assunto no primeiro parágrafo e depois complementar a ideia parágrafos após ter falado sobre outras coisas.
Uma dica é pensar no índice de um livro, trabalhe primeiramente toda a sequência dos tópicos que deseja falar assim vai ficar muito mais fácil estruturar.
Redigir sem ordenar as ideias, sem deixar claros os pontos que se desejam inserir no contexto, não ajuda. É preciso escrever com tempo,  e se necessário, reescrever e modificar e ajustar.

Anote tudo quando as ideias surgirem;

Algumas vezes, vai parecer que a criatividade sumiu. Por isso a importância de ter recursos a mão para aproveitar aqueles momentos “eureka”. Quanto maior a possibilidade de escrever ou de fazer anotações de insights aleatórios, melhor será. Depois bastará organizar e inserir a ideia no seu conteúdo. E é claro, agarre-se aos seus momentos criativos, certamente valerá a pena!

Existe uma ferramenta chamada Evernote, que ajuda na captação e compartilhamento de ideias uteis para a construção do conteúdo, é uma agenda online, útil principalmente para quem escreve, por meio dela é possível anotar palavras-chave, guardar imagens, ideias e tudo pode ser compartilhado com todos os seus dispositivos, assim você não perde nenhum momento de inspiração.

Não escreva para encher  “Linquiça”, popularmente falando;

É preciso lembrar que nem sempre a quantidade representa qualidade. Ir ao ponto sem tantos rodeios é muito apreciado pois as pessoas não tem muita paciência!
Coloque a sua estratégia de conteúdo inteligente em prática hoje mesmo. Comece com 500 palavras. E, quando se sentir mais confortável pode ampliar para 800 a 1000 palavras.

Pense nas áreas de respiro:

Não escreva blocos de textos muito longos, áreas de respiro passam a ideia de que o conteúdo está bem organizado e é mais fácil de ler dê espaço entre os parágrafos. Usar imagens intercaladas com texto também funciona muito bem!

Deixe claro suas opiniões, se posicione;

Dificilmente internautas serão conquistados por um espaço que não deixe claro o posicionamento. Isso porque, não se posicionar referente aquele assunto pode tornar seu conteúdo comum, parecido com muitos outros. Se posicionar incluindo ao site um conteúdo inteligente é essencial para seu sucesso ou de sua empresa nas redes.
O site, permite que as pessoas escrevam de forma peculiar. Isso significa que é o momento de imprimir sua personalidade.

Não tente agradar todo mundo;

Já dizia aquela frase “Nem jesus agradou a todos”! Então, tenha um público alvo, escreva para ele, busque informações que sejam relevantes. E assim, conquiste esta proporção de pessoas, que chamamos de nicho.  Crie a persona para o seu produto ou serviço e produza um conteúdo inteligente voltado pra eles. Será muito mais fácil de alcançar a empatia desse público.

Esteja atualizado;

Assim você agrega muito valor para o seguidor do seu site ou blog. Leve conteúdo relevante e atualizado, se você não fizer outras pessoas farão.

Seja original, diga não ao plágio, crie as suas próprias produções!

Aqui na agência batemos muito nessa tecla com nossos clientes! É necessário que você crie seu conteúdo inteligente, jamais copie e cole. Isso porque, na internet é muito fácil identificar quando as cópias acontecem. Em caso de precisar copiar um trecho (pelo amor de Deus), rsrs cite a fonte: site e autor.

Pode parecer bobagem mas a prática de plágio é muito comum com pessoas que não estão muito habituadas a escrita no digital, a tendência é copiar e colar. *Não pode viu! Estamos de olho!

Frequência na produção de conteúdo;

Assim os seguidores poderão se habituar a acessar a página sempre que souberem que haverá conteúdo novo. A frequência ajuda a manter o tráfego no site ou blog.

Mostre suas publicações antes de publicá-las e também revise;

Se você não tem uma pessoa para cuidar da revisão. Uma boa forma de se criar um conteúdo inteligente é mostrar os materiais que você escreveu para algumas pessoas antes de publicá-lo. Assim, estas poderão lhe ajudar oferecendo ajustes que vão somar enriquecer seu conteúdo.

Se for contratar alguém para escrever, faça várias reuniões para “brifar” o conteúdo e se possível construa com ela o escopo, esqueleto do texto;

Muitas empresas, por falta de tempo, contratam profissionais para redigir seus textos. Porém, isso requer certo cuidado. É preciso lembrar que, o nome desta pessoa não aparecerá no site e sim, o seu ou de sua empresa, portanto o material deve ficar muito bem elaborado e proporcionar ao leitor, um conteúdo inteligente.

É necessário, por exemplo, fazer com que eles entendam seu projeto, conheça seu público alvo, saibam para quem estão escrevendo e tenham entendimento em sua área de atuação. Do contrário, dificilmente será possível que esta pessoa desenvolva projetos e produções satisfatórias para seu site.

Personalize e crie chamadas para ação;

Sem dúvidas a produção de conteúdo inteligente é essencial para todos os processos, porém pode ficar ainda melhor quando e identidade estiver bem marcada criando associação visual com o conteúdo.

Aproveite também para criar, chamadas para ação no conteúdo, com link para que outras páginas sejam visitadas, e também para para baixar conteúdos ricos, ebooks etc. Lembre-se todo conteúdo tem a finalidade de criar um relacionamento mais longo com o cliente potencial. E se ele assinar para receber suas notícias ou baixar conteúdos será o começo de um relacionamento de sucesso!

Por fim, use as redes sociais para divulgar seu conteúdo;

Apesar das redes sociais serem uma ótima forma de propagação de seu conteúdo inteligente, nem todas as empresas a têm utilizado.
Quanto mais interações com os clientes for possível estabelecer, mais chances de uma página ser bem sucedida.

By | 2017-04-12T23:38:40+00:00 12 de abril 2017|Gestão de Conteúdo, Táticoo|