O que é funil de vendas – aprenda a criar conteúdos

/, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo/O que é funil de vendas – aprenda a criar conteúdos

O que é funil de vendas – aprenda a criar conteúdos

Aprenda a criar conteúdos com o funil de vendas

A maioria dos empreendedores do mundo virtual já sabe da importância do Inbound Marketing, do funil de vendas na conquista de um determinado mercado, no aumento significativo do ROI – retorno sobre o investimento, na diminuição considerável do CAC – custo de aquisição, e no aumento geral do faturamento, que acontece naturalmente como resultado de ações específicas.

As aplicações das técnicas de marketing corretas atraem os clientes em potencial, que chegam voluntariamente, buscando conteúdos que realmente os interessem. Todo o processo envolve o desenvolvimento de um relacionamento direto e sólido com o consumidor, que aos poucos passa a se identificar com a marca e o produto.

A ferramenta de Automação de Marketing, vai automatizar todo esse processo, fazendo com que os leads caminhem pelo funil de vendas e percorram toda a jornada do cliente de forma automática: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

O funil de vendas nada mais é que um modelo estratégico que conduz o cliente, e mostra para ele as etapas que devem seguir, desde o momento em que toma conhecimento de um produto ou serviço, até o fechamento da compra.

  1. O topo do funil de vendas – ToFu – é onde se recebe o maior número de visitantes e o primeiro contato do consumidor com a empresa.

Por isso, é preciso despertar o interesse efetivamente, chamando a atenção dos clientes para problemas que nem eles mesmos sabiam que tinham. Atraindo o interesse, basta educar o consumidor apresentando a solução desse problema.

O ideal é oferecer informações generalizadas, com linguagem clara e de fácil entendimento, com conteúdo educativo. Nesse momento não deve-se abordar o serviço ou produto, mas sim a área de atuação.

Os formatos mais adequados para essa etapa são posts no Facebook e tweets, que divulgarão material disponibilizado em outras plataformas, como blogs, canais no YouTube ou sites. Ou seja, por meio das redes sociais o consumidor terá interesse no assunto e será conduzido para outro meio, onde obterá mais informações e se aprofundará no assunto.

Outras ferramentas interessantes são webinars, e-Books introdutórios e newsletters. Esses formatos despertam o comprometimento do consumidor e são ótimos meios para obter outras informações, como email, nome completo e telefone, por exemplo.

Conduzindo o cliente

Formulando e disponibilizando conteúdo de qualidade, é possível conduzir o cliente para a próxima etapa do funil de vendas.

  1. O meio do funil de vendas – MoFu – é o momento de mostrar como a empresa pode ajudar os clientes em potencial, que já consumiram o conteúdo introdutório e foram educados para enxergar no produto ou serviço a solução para suas dores.

O conteúdo oferecido nesse momento precisa ser um pouco mais detalhado, tirando dúvidas e explicando melhor como o produto pode ajudar o lead na sua rotina.

Nesse nível o cliente já se relaciona há algum tempo com a empresa, aprendeu sobre o mercado e já possui um interesse maior no que será ofertado.

Guias de como comprar, como escolher o modelo ideal, calculadoras, são ótimos conteúdos e podem vir em forma de templates, ferramentas, whitepapers, planos de estudos, conteúdos programáticos, ou checklists.

Atraindo clientes

Conteúdos atrativos geram mais leads, portanto, é fundamental planejar e usar a criatividade nesse momento.

  1. O fundo do funil de vendas – BoFu – é onde os leads estão bem próximos de se tornarem clientes, é a etapa final da jornada de compra. Nesse momento é esperado que ele já tenha compreendido o problema, a área em que o produto ou serviço é aplicado.

A essa altura, o consumidor já fez as devidas comparações e também buscou alternativas para solucionar os problemas. Ele agora considera os pontos positivos e negativos antes de concluir definitivamente a compra.

Essa é a hora em que a empresa precisa mostrar que é a melhor opção, por meio de conteúdos focados na venda.

O público que alcançou essa etapa já é qualificado e selecionado. Catálogos, avaliação gratuita, demonstrações, cupons de descontos, fretes gratuitos são suficientes para despertar definitivamente a ação para conclusão da compra.

A elaboração e planejamento de uma jornada de compra adequada, com conteúdo elaborado para cada etapa do funil de vendas, é meio ideal para a conversão de leads e aumento de visibilidade da empresa na internet.

By | 2017-10-07T14:09:22+00:00 7 de outubro 2017|Gestão de Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo|