Transforme sua empresa em uma máquina de vendas

/, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo/Transforme sua empresa em uma máquina de vendas

Transforme sua empresa em uma máquina de vendas

Como transformar sua empresa  em uma máquina de vendas

A satisfação de ver todo desenho do processo de vendas, sua máquina funcionando, como um moinho que se movimenta ao passar das águas pela engrenagem é algo inestimável e de grande valor!

Resultados efetivos e crescimento progressivo são objetivos que todos os empreendedores do mundo virtual buscam. Há métodos e pilares que guiam esse processo de forma segura e efetiva. Montando uma estrutura sólida e utilizando as estratégias certas, é possível transformar sua empresa em uma máquina de vendas.

Primeiramente, é preciso que o empreendedor tenha em mente que o crescimento precisa ser previsível, escalável e lucrativo. O crescimento previsível envolve investimentos feitos pontualmente, objetivando um resultado e um crescimento específico.

Já o crescimento escalável, é baseado em ferramentas que perpetuam pelo tempo e não saturam, como o Inbound Marketing, técnicas de SEO, link building, parcerias sólidas e guests posts com figuras de destaque.

Por último, o crescimento lucrativo envolve estratégias que reduzem o CAC – custo de aquisição, aumentam o LVT – valor do tempo de vida do cliente – e as vendas, melhoram o atendimento e os pós-vendas, e diminuem os custos da empresa como um todo.

Para que seja possível manter o crescimento previsível, escalável e lucrativo, e transformar a empresa em uma máquina de vendas, basta desenvolver três pilares essenciais:

  1. Inbound Marketing;
  2. Inbound Sales;
  3. Customer Success.

Inbound Marketing ou marketing de atração

O Inbound Marketing é uma ferramenta que gera valores e orienta os clientes em potencial, durante a chamada jornada de compra. As ações de marketing transformam o site da empresa em um canal escalável e previsível, pois atraem e educam o lead, fazendo com que ele percorra as cinco etapas para se tornar um cliente: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.

  1. Atração: consiste em gerar tráfego de qualidade para o site, atraindo aqueles que realmente têm potencial para consumir o produto ou serviço oferecido.

O processo inicia com a criação de personas, ou seja, definição do público-alvo. Para atrair o cliente ideal, é necessário criar conteúdos ricos, que gerem valor e estejam diretamente relacionados com o produto e a solução de problemas da persona.

A partir daí, basta oferecer algo especial, uma amostra do produto, seja em forma de e-Book, webinar, planilhas ou descontos e outros, para converter os visitantes em leads, potenciais clientes que já possuem contato com a empresa. A amostra é oferecida por meio de landing pages, que capturam os dados dos visitantes. Sua empresa pode e deve pensar fora da caixa, quando o assunto é criar atrativos.

Após obter contatos, o relacionamento com os leads passa a ser estreitado por meio das mídias sociais, email marketing, etc. O conteúdo precisa ser elaborado no sentido de guiar o lead, focando sua atenção no produto, até que haja avanço na jornada de compra e ocorra a abordagem para efetivação da venda.

Depois de concluída a venda, é necessário analisar todo o processo e perceber o que pode ser otimizado. Basta observar as métricas geradas e verificar quais os canais que trouxeram um maior retorno.

Inbound Sales

Em uma máquina de vendas é necessário que a área de vendas e o departamento de marketing trabalhem em perfeita sintonia. O alinhamento entre eles está diretamente relacionado ao sucesso na conquista de consumidores.

O Inbound Marketing é ferramenta essencial que auxilia o vendedor, otimiza seu trabalho e o transforma em um consultor, especializado em sanar as dúvidas daqueles que se interessam pelo produto. Isso ocorre porque todas as informações que o futuro cliente precisa estão disponíveis em diversos canais on-line, facilmente acessados por ele.

Portanto, a abordagem do consultor de vendas, nesse caso, é mais planejada e direcionada no sentido de orientar a compra, que já está praticamente fechada.

Customer Success

O sucesso do cliente ultrapassa o simples suporte, trabalhando de forma proativa junto ao cliente, orientando e agregando valor para o produto ou serviço oferecido.

Essa área precisa trabalhar ativamente no sentido de manter os consumidores ativos e também trabalhar a fidelização, com ações efetivas ao longo do tempo, demonstrando que a solução é ideal para os problemas ou limitações que clientes enfrentam.

A transformação de uma empresa em uma máquina de vendas é um processo meticuloso, que envolve muito planejamento e estudo.

Porém, uma vez implantados esses três pilares, a máquina de vendas passa a funcionar quase que automaticamente, necessitando apenas do auxílio de uma equipe de marketing para personalizar as ações e de uma ferramenta de Automação de Marketing, que organiza e automatiza todo o processo.

A partir daí, basta colher os frutos de um trabalho bem feito!

Aproveite e baixe agora o este e-book: Uma Introdução ao Inbound Marketing

eBook Introdução ao Inbound Marketing
By | 2017-10-05T16:21:40+00:00 28 de setembro 2017|Gestão de Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo|