/, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo/Automação de Marketing, primeiros passos para começar agora

Automação de Marketing, comece agora!

Atualmente no país, há uma lista de onze redes sociais, milhões de blogs e no mínimo, dois buscadores, esses canais são os mais usados por todos os tipos de públicos. As empresas e profissionais de todas as áreas estão mais presentes na maioria desses canais.

Manter-se constantemente atuante e ser notado em meio a todos os usuários não é uma tarefa fácil. Comunicar-se com todos os seguidores, responder a demandas e criar estratégias de divulgação pode ser algo bastante complicado, levando-se em consideração a quantidade de redes sociais disponíveis, além de e-mail, blogs e sites.

Para ajudar com essa tarefa, existe a Automação de Marketing.  O procedimento envolve o uso de softwares que facilitam o processo de marketing dentro das empresas, tornando a execução do planejamento em algo bem simples de ser feito. O processo não dispensa a criação de uma estratégia elaborada por um profissional, mas facilita a aplicação das táticas.

A Automação de Marketing pode ser implantada em uma empresa de médio porte de 30 a 90 dias, bastando organização uma equipe afinada e informações essenciais, relativas ao relacionamento com já clientes da empresa, e público alvo desejado.

Todo esse caminho para a conversão de leads pode ser demorado e por vezes parecer difícil, mas não com a Automação de Marketing. Com a implantação desse processo as empresas aumentam sua eficiência e validam suas estratégias e consequentemente, suas vendas, pois a automação está sempre direcionada para o relacionamento com o cliente e conhecimento profundo de como a empresa pode ajudá-lo a resolver seus problemas.

O passo-a-passo para a implantação desse sistema/estratégia, consiste em 10 pontos principais:

  1. Rastrear todos os pontos de interação entre a empresa e os leads – clientes em potencial, determinando todos os canais que foram acessados;
  2. Fazer o levantamento das tarefas diárias, que consistem na distribuição de conteúdo nas redes sociais, envio e-mail marketing, produção de conteúdo rico para os leads em todos os estágios nos funis de vendas e criar anúncios;
  3. Observar todas as ações de marketing e fazer levantamento sobre o retorno de cada uma delas;
  4. A partir daí, definir melhor as estratégias, determinando personas e métricas para cada produto ou serviço da empresa;
  5. Escolher a ferramenta mais adequada para implantar a Automação de Marketing;
  6. Determinar o tipo de interação mais adequado com o lead em cada etapa do funil de vendas;
  7. Selecionar o conteúdo que será oferecido pelo sistema de automação em cada etapa do processo;
  8. Implementar o sistema de Automação de Marketing;
  9. Observar os resultados obtidos;
  10. Fazer testes e realizar as melhorias necessárias.

Com a Automação de Marketing as várias ferramentas de marketing são centralizadas em apenas uma. Todo o processo de conversão de leads é simplificado. Esse processo é adequado para empresas que reconhecem a necessidade de aumentar o número de visitantes nas redes sociais, blogs e sites, convertendo os visitantes em potenciais consumidores e os consumidores em clientes, seguidores da marca.

Quando implementar a Automação de Marketing

O momento ideal para a implementação da automação acontece quando a empresa desenvolver uma boa estrutura de conteúdo em seu site e uma sólida base de dados de leads, para o disparo de e-mail marketing.

Toda essa automação pode de certa forma deixar as ações menos pessoais, pois há a padronização de conteúdos. Porém, esse não é o objetivo, já que a melhor comunicação é aquela que conhece sua persona e conversa de forma específica e direta.

Para que a Automação de Marketing seja eficaz e não perca a pessoalidade, basta que o profissional continue escrevendo especificamente para as pessoas, conhecendo toda a jornada de compra e determinando o objetivo que se deseja alcançar com as mensagens.

É importante elaborar conteúdos relevantes, que estejam de acordo com o que busca o lead: chame-o pelo primeiro nome e construa um texto que conjugue outras informações baseadas no comportamento. O interesse do lead que acabou de acessar o site não é o mesmo daquele que já comprou algo.

Por isso, a necessidade de personalização do conteúdo: conteúdos desnecessários fazem com que o lead deixe de ter interesse pela empresa, destruindo todo o engajamento construído ao longo do relacionamento.

A Automação de Marketing é uma estratégia ferramenta eficaz, simplificada, fácil de ser implementada, que vai auxiliar empresas de médio porte a automatizar suas ações de marketing, aumentar o tráfego em sites, blogs, a conversão de leads e consequentemente o faturamento.