Métricas de Marketing Digital que farão toda a diferença para o seu negócio

/, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo/Métricas de Marketing Digital que farão toda a diferença para o seu negócio

Métricas de Marketing Digital que farão toda a diferença para o seu negócio

Métricas de Marketing Digital, faça a diferença em seu negócio!

Saber medir seus esforços é uma das partes mais importantes para quem usa a web como canal de Marketing. Mas nem sempre isso é feito de maneira correta. E um dos motivos que causam essa “medição” errada, é exatamente em não saber o que medir.

Sempre recebo dúvidas de meus clientes relativas às métricas que eles devem ter em mente quando forem medir seus esforços. Por isso decidi escrever sobre as principais métricas de marketing digital que, independente dos canais que você esteja usando para divulgar seu negócio, é primordial acompanhá-las e sempre ir em busca de melhoria desses números.

 

Taxa de conversão

Essa com certeza é uma das principais métricas de Marketing Digital, ela indica a quantidade de pessoas que realizaram uma ação importante para sua empresa. Seja o preenchimento de um formulário, um telefonema para sua equipe de vendas, ou simplesmente um download de algum material rico que você disponibilizou. É ela quem vai medir se seus esforços estão atingindo seus objetivos.

Para fazer o cálculo da sua taxa de conversão, vamos usar como exemplo o número de acessos ao seu site num período de um mês. Para isso basta dividir o número de conversões pelo número de acessos e depois multiplicar o resultado por 100. Por exemplo, sua campanha teve 500 cliques e 50 cadastros (essa é a ação que definimos ser importante para nossa empresa nessa campanha). Então basta fazer a divisão, 50/500*100, o que daria uma taxa de conversão de 10%.

Custo por conversão

Não podemos medir nossas ações com apenas uma ou duas métricas. Por isso, outro número que deve ser analisado diariamente é o custo por conversão. Ou seja, quanto sua empresa tem gastado para atingir seus objetivos comerciais. Saber exatamente quanto custa cada conversão é essencial, assim você tem uma informação que pode e deve ser melhorada a cada dia. Quanto menos você conseguir gastar por uma conversão, melhores serão seus resultados financeiros.

Essa é uma métrica que devemos sempre buscar o menor valor possível.  Para você fazer esse cálculo basta dividir o valor gasto na campanha pelo número de conversões.

Custo por aquisição de clientes ou C.A.C

Bem, depois de medir sua taxa de conversão (aquelas ações que sua empresa julga ser importante), é hora de saber quanto você realmente gasta para de fato fechar um negócio. Levo em consideração que, depois de entrar em contato com sua empresa, nem todos os leads de fato vão fechar negócio.

Para medir isso usamos uma métrica conhecida como C.A.C (Custo de aquisição de cliente) ou Customer Acquisition Cost. Para calcular está métrica basta somar seus investimentos relativos ao Marketing e ao processo de vendas para que um negócio possa ser fechado. A fórmula para esse cálculo ficaria assim:

CAC  –  Investimento na área de Marketing + Investimento na área de vendas
Número de negócios fechados

Vendas

Vendas não pode ser considerado uma métrica, mas decidi que deveria incluí-la nesse artigo já que é um indicador importante de desempenho, ou “ KPI” (Key Performance Indicator).  Esse indicador é crucial, já que ele avalia todo o processo e envolve sua equipe de Marketing e vendas. É ele que vai dizer se, no final de tudo o trabalho realmente atingiu seus objetivos, relacionados aos números finais de vendas. Além de indicar como a gestão de todo esse processo foi conduzida.

Vale ressaltar que essas devem ser suas principais métricas de Marketing Digital. Mas elas podem e devem ser combinadas com outros números, que darão a você a dimensão exata do retorno de seus investimentos e do que pode ser feito para melhorar esses números.

Você pode combinar as métricas acima com, por exemplo, o número de novos usuários ou com o número de usuários recorrentes. Assim você poderá ter uma ideia da taxa de conversão entre novos usuários. E a taxa de conversão de usuários que já conheciam sua empresa. E consequentemente saber qual público traz o melhor retorno sobre o investimento e qual deve receber ajustes para que seu retorno melhore. Vale também (não só vale, como deve ser feito) separar cada métrica dessa por canal. Assim você terá a dimensão exata de cada canal, seus custos e sua rentabilidade.

Aproveite e baixe agora este ebook: Uma Introdução ao Inbound Marketing
eBook Introdução ao Inbound Marketing

By | 2017-10-07T12:01:16+00:00 29 de setembro 2017|Gestão de Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo|