Previsibilidade nas vendas – garanta o crescimento da sua empresa

/, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo/Previsibilidade nas vendas – garanta o crescimento da sua empresa

Previsibilidade nas vendas – garanta o crescimento da sua empresa

Previsibilidade nas vendas – garanta o crescimento da sua empresa

Com a implantação da ferramenta de Automação de Marketing, ações de Inbound Marketing e funil de vendas, as empresas passam a ter um processo de vendas previsível e escalável.

Em certos formatos de equipe, algumas empresas optam por vendedores, que recebem a responsabilidade de fechar a negociação e tirar dúvidas dos clientes com relação aos produtos ou serviços. Eles são indispensáveis para o apoio e convencimento final dos leads que se encontram no fundo do funil de vendas.

Esses profissionais precisam, além do conhecimento total sobre os produtos, ter certa previsão sobre datas de fechamento de agenda, e metas mensais que precisam ser alcançadas.

A previsibilidade nas vendas, além de trazer estabilidade no crescimento, pode gerar diversos outros benefícios.

Os gestores conseguem prever se a equipe atingirá o resultado ao final do período estabelecido para metas, estimam o nível de segurança do funcionário com relação às suas negociações.

Além disso, podem orientar a equipe de forma a melhorar etapas do processo e conhecer mais as estratégias de negociação, gerar relatórios mais acertados com relação ao resultado mensal, indicando as ações realizadas para manter o bom nível de vendas ou melhorar um período menos rentável.

Também conseguem prever como será o nível de vendas em um futuro próximo, discutindo ações com as demais áreas da empresa, criando promoções efetivas e transformando as ações em resultados concretos.

Gestores, se aproveitando da previsibilidade de vendas, podem ter conhecimento da quantidade de vendas que serão feitas em certo período, melhorando o dimensionamento com relação à expectativa de crescimento do mercado, de forma simples.

No momento em que é possível ter uma previsibilidade de vendas mais exata, os esforços são direcionados de forma acertada, no sentido de orientar a equipe na busca e batimento de metas.

Esta métrica é muito importante para todos os envolvidos no processo de vendas, pois consegue manter a motivação e a busca por melhores resultados, que são fundamentados, previstos dentro da realidade concreta.

A previsibilidade de vendas é feita em etapas, abrangendo desde o levantamento de dados para calcular uma estimativa, até a elaboração de um planejamento de vendas. Nesse planejamento são elaboradas estratégias adequadas para a empresa conseguir lidar com o crescimento de vendas escalável.

Esses são os fatores que impactam diretamente na previsibilidade das vendas e precisam ser analisados:

  1. Mercado: diretamente relacionado com os rumos da economia e com a expansão da concorrência;
  2. Recursos: o número de vendedores e o investimento em Inbound Marketing estão diretamente relacionados com o aumento de vendas;
  3. Estratégias: precisam ser determinadas no sentido de captar mais clientes em potencial, aptos a percorrer todo o funil de vendas;
  4. Produtos: analisar a adequação do produto ao mercado ou lançar algo novo, pode mudar completamente o caminho do resultado das vendas.

A medida dos resultados e a previsibilidade de vendas são as métricas que podem decidir as próximas ações de marketing de uma empresa, já que estão diretamente relacionadas com o crescimento ou não no mercado.

Portanto, nenhuma empresa pode deixar de buscar junto à sua equipe os dados necessários para ter um maior controle de todo o processo e manter um nível mínimo de crescimento anual.

Créditos da imagem: Designed by Jannoon028 / Freepik

By | 2017-10-02T19:18:48+00:00 9 de outubro 2017|Gestão de Conteúdo, Inbound Marketing, Marketing Digital, Táticoo|