O Marketing de Conteúdo Rompe Fronteiras!

A importância do marketing digital tomou proporções inimagináveis; passou de um processo que visava atrair clientes para um processo de relacionamento onde, fornecer o que é essencial é o objetivo principal. Esta nova maneira de fazer marketing digital é chamada de Marketing de Conteúdo.

Quando falo “fornecer o que é essencial”, me refiro diretamente em entregar o que seu leitor procura ativamente. O conteúdo em si quebra algumas barreiras no mundo atual. Levar informação relevante e no momento certo é necessário e primordial em qualquer estratégia de marketing de conteúdo que queira colher resultados.

É importante ressaltar a importância de gerar conteúdo relevante, pois é ele que vai ser o ponto determinante entre o sucesso de suas ações ou o fracasso delas. Pensando nisso, vamos fornecer dicas valiosas de como produzir conteúdo relevante para seu leitor. Desejamos a você uma boa leitura e que nosso artigo consiga fornecer o que é necessário para seu conteúdo ficar ainda melhor.

Antes de tudo, tenha uma meta de onde sua empresa deseja chegar

Trabalhar com marketing de conteúdo requer muito planejamento e ter um posicionamento é um dos primeiros itens a serem estabelecidos. Sua empresa precisa determinar os objetivos para ter como desenvolver seu planejamento. Saber onde se quer chegar, como e quem atingir é essencial para obter resultados expressivos.

Restringir seu plano de produção de conteúdo ao que faz sentido para sua empresa é a primeira maneira de delimitar e estabelecer seu posicionamento no mercado. Cada, vídeo e ação deve ser direcionada. Ter foco, evitar ações que não façam sentido para sua empresa vai ajudar na determinação do seu posicionamento.

Saiba a importância da produção de conteúdo no Marketing Digital

  • Produzir conteúdo relevante é a primeira forma de atrair seu leitor.
  • Conteúdo de qualidade é tudo aquilo que as pessoas compartilham em suas redes sociais, é exatamente o que o Google tenta fornecer para seus usuários quando realizam uma pesquisa.
  • Podemos considerar o conteúdo como o centro vital do marketing digital atual.
  • Tenha em mente que o papel de um conteúdo de qualidade é tornar sua empresa referência no mercado de atuação dela. É torná-la uma autoridade.
  • Gerar conteúdo é uma forma de criar e manter um forte vínculo com seu público.
  • O conteúdo oferece ao seu cliente informação de qualidade no momento que ele procura.
  • É estar à frente de seus concorrentes.
  • É importante entender quais a dificuldades de seu público, é poder entregar o que ele procura e assim, tornar o que eles querem, quando eles precisam.
  • Entregar ao seu leitor conteúdo relevante é alimentar uma relação de confiança, é fortalecer o elo da sua empresa com quem a considera ter mais importância para ela.

Mas como eu defino que tipo de conteúdo vou produzir?

Uma maneira eficiente de definir de os temas do meu conteúdo, é criando personas. Persona é a construção de um personagem semifictício, por levantamentos através de pesquisas.

Mas atenção, persona não é o mesmo que público alvo. Público alvo são dados demográficos de pessoas, persona é alguém que representa esse público alvo.

Uma persona inclui profissão, que tipo de informação ele busca, em quais mídias ele consome esse conteúdo, hobbies, lugares que ele frequenta para se divertir, quais redes sociais que usa para se relacionar e muito outros dados que possam dar vida a sua persona. E é claro dados que façam sentido para a dor que a sua empresa resolve.

Um exemplo: Patrícia, 29 anos, mora em São Paulo, é empresaria, ela gosta de cinema, artes é ativa no Facebook. Tem dois filhos. Pense também nas dores que Patrícia pode ter que sua empresa pode resolver. Ela tem a vida a corrida quase não tem tempo pra se cuidar. Os mora longe dos familiares e não tem com quem deixar as crianças para ter um tempo pra si mesma.  (se sua empresa oferece algum serviço para resolver a dor de Patricia) a criação de sua persona está no caminho certo.

Uma forma de construir uma persona eficiente é basear-se em clientes que você já conhece. Selecione os seus melhores e mais alinhados com aquilo que sua empresa resolve, avalie os pontos em comum e a partir deles, trace essas características, depois de reunir essas informações, construa sua persona. Ao levantarmos tais informações fica muito mais fácil produzir conteúdo relevante para seu público.


 Dicas para produzir conteúdo de qualidade – Boas práticas

Muitas pessoas encontram dificuldades na produção de um conteúdo rico. Vamos dar algumas dicas de como você pode otimizar o processo de produção e melhorar seus resultados, vamos lá!

Crie um modelo, um esqueleto que represente para você um bom artigo. Estabeleça critérios para a produção de textos definindo o que deve estar incluso neles, como por exemplo:

Os textos devem ter um título, um subtítulo, depois disso desenvolvemos o assunto e encerramos com uma conclusão matadora e uma CTA (Call-to-action, em bom português seria, uma chamada para ação) indicando uma ação que o autor deve fazer como por exemplo, baixe o ebook grátis.

Vale também um bom brainstorming. Liste ideias de assuntos em uma planilha, peça sua equipe para anotar todo e qualquer assunto que vier em mente, anote também dúvidas que seus clientes atuais procuram tirar com você.

Faça pesquisas no Google, no Planejador de Palavras Chave, no Ubersuggest  que é uma excelente ferramenta de palavras chave que trará muitas ideias para o seu conteúdo. E então mão na massa!

Atenção ao título, a parte mais importantes de um artigo é título, é por meio dele que você atrai seu público. Portanto, dedique-se para dar um bom título ao seu texto, ele sempre será o primeiro item com que o seu leitor terá contato.

Com essas dicas básicas nunca faltará inspiração para a produção de artigos ou qualquer outro tipo de conteúdo. Com esse esboço prévio criado, a produção desse conteúdo fica muito mais eficiente, vale a pena definir tudo com calma. Seu trabalho alcançará o objetivo.

Mas conteúdo é somente texto?

No Marketing de conteúdo existem diferentes formas de produção e diferentes formatos de conteúdo. Falamos muito em técnicas para ajudar na produção de texto, que faz parte da maioria dos formatos utilizados, mas isso não quer dizer devemos ficar presos a esse tipo de formato. Vale a pena investir em bons vídeos, webinars, live-stream. O que vai determinar qual formato deve ser utilizado é o mercado de atuação dessa empresa. Uma escola por exemplo, pode se beneficiar do uso de vídeos, já um fotógrafo, claro, o uso de fotos junto com textos é com certeza o formato mais aconselhado.

Mais motivos para você investir no marketing de conteúdo

Empresas de grande porte vem investindo pesado na produção de conteúdo.  Podemos citar casos de sucesso de grandes companhias que vem produzindo cada vez mais conteúdo relevante, é o caso da Coca-Cola, Guaraná Antárctica, dentre outras gigantes do mercado mundial.

Para você ter uma ideia do que essas empresas produzem, basta acompanhá-las nas suas redes sociais, você ficará surpreso com a qualidade dos posts, vídeos, promoções e com o engajamento do público delas com esse conteúdo. Vale a pena conferir e usar isso como fonte de inspiração.

Neste artigo nós tratamos dos principais pontos na produção de conteúdo de qualidade. Deixamos claro como conteúdo relevante atrai o público certo no momento em eu ele precisa.

Esperamos que essas informações facilitem seu dia a dia e ajude a melhorar a qualidade de tudo que você produz. Acreditamos que podemos ajudar desenvolvimento profissional de muitas pessoas fornecendo informações valiosas e de qualidade.

Conheça mais sobre essa técnica que agrega ferramenta e marketing de conteúdo e saiba como sua empresa pode se beneficiar baixe gratis o e-book abaixo: Uma introdução ao Inbound Marketing

eBook Introdução ao Inbound Marketing